domingo, 9 de setembro de 2012
A ascenção da Ásia e do Pacífico
Aconteceu vai para 26 anos.
Foi numa sexta-feira. Era de 4 maio de 1984.
Então registou-se um recorde de tráfego comercial aéreo sobre o Pacífico.
Pela primeira vez o Pacífico destronava o Atlântico e passava a liderar o tráfego comercial por via aérea.
Ainda mal tinham começado as reformas económicas de Deng Xiaoping na China e já a Ásia na altura liderada pelo Japão pesava pelo seu dinamismo demográfico e económico.
O prato da balança já não pendia para o Atlântico, era a hora da Ásia e do Pacífico.
Agora podemos ver como essa tendência se acentuou.
Hoje (01 Fevereiro 2010) ficámos a saber que o ano de 2009 marcou também outro marco histórico.
A região da Ásia-Pacífico tornou-se no maior mercado da aviação comercial.
Nas rotas do Pacífico e da Ásia, excluindo o Médio Oriente, viajaram de avião 647 milhões de passageiros em 2009.
Foi destronado o mercado dos Estados Unidos, Canadá e México.
E não é um efeito conjuntural da crise financeira. É a confirmação de uma tendência de fundo porque a Ásia-Pacífico lidera as taxas de crescimento de rendimento per capita.
No conjunto, a Ásia para lá do Médio Oriente mais a Austrália e a Nova zelândia representam 25 por cento do mercado mundial: passageiros, carga, número de aviões comerciais.
Esta é uma daquelas notícias que não fazem manchete e passam despercebidas, mas esta data fica para a história.
Em 1984 já voavam mais aviões sobre o Pacífico do que sobre Atlântico.
Depois, em 2009, as rotas da Ásia e do Pacífico passaram a contar com o maior número de passageiros.
Tudo aponta para a ascenção da Ásia.
TSF / O Mundo num Minuto
01 Fevereiro 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário