sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A beatificação de João Paulo II




   O Vaticano prepara-se para um grande evento neste ano de 2011: a beatificação de João Paulo II.

   A Igreja Católica está prestes a anunciar o reconhecimento de um milagre de cura de uma monja francesa por parte do antigo Papa.

   A cerimónia de beatificação, celebrando uma vida de santidade segundo os procedimentos da igreja católica, terá lugar no Vaticano.

   Uma data provável para o evento é o domingo de 16 de Outubro, altura em que se assinala a eleição de Karol Woytila como Papa em 1978.

  Depois do reconhecimento de um segundo milagre João Paulo II passará a ser venerado como santo. 

  A devoção da maioria dos crentes católicos deverá, no entanto, assumir desde logo o culto público generalizado de João Paulo II como santo.

  A beatificação e posterior canonização de João Paulo II nunca esteve em dúvida desde a morte deste Papa particularmente caristámico e popular em Abril de 2005.

  Nunca a Igreja Católica puderia prescindir do culto a João Paulo II, mas há aqui uma amarga ironia. 

  O seu sucessor Bento XVI tem tentado liderar o processo de limpar a Igreja de alguns dos piores pecados que se agravaram durante o pontificado de João Paulo II.

  Calhou a Bento XVI enfrentar os grandes escândalos de abuso sexual que revelaram o modo como João Paulo II e a cúria romana ignoraram sistematicamente as denúncias contra clérigos católicos.

 Os abusos na Legião de Cristo do mexicano Marcial Maciel, que Bento XVI acabou por afastar do sacerdócio, são um dos casos exemplares em que um preferido de João Paulo II terminou na ignomínia absoluta.

  A beatificação de João Paulo II vai ser pois um momento de controvérsia dentro da Igreja Católica.

  Estará em causa a forma como João Paulo II ignorou os abusos sexuais; serão discutidos o centralismo e conservadorismo do papa polaco e suas ideias sobre diálogo ecuménico. 

  Fora da Igreja Católica muitos retomarão as críticas que foram endereçadas contra João Paulo II durante o pontificado sobretudo em matéria de moral sexual e inevitavelmente os escândalos de abusos sexuais estarão na primeira linha.

  Ainda assim, isso pouco importará para a maioria dos crentes: mesmo antes de ser proclamado venerável, a um passo da beatificação, a caminho da celebração como santo, já muito antes de tudo isso, João Paulo II ganhara a devoção de muitos e muitos católicos.      

TSF / O Mundo num Minuto
05 Janeiro 2011

A cerimónia de beatificação teve lugar no Vaticano a 1 de Maio de 2011.
(Nota de Setembro 2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário